terça-feira, 19 de abril de 2011

Explicacoes de "Como Tudo Comecou"

(1) Plano de saude anterior a Lei de 1.998: "os planos de saude feitos (assinados) antes da Lei de 1.998 eram desobrigados a fazerem Quimioterpia"
(2) Biopsia de Agulha Fina: "nao e a mais aconselhavel por reter muito pouco material do que a bipsia de agulha grossa." E num tumor isto faz toda diferenca, porque mesmo num tumor maligno, ha chances de ter celulas saudaveis, foi o que aconteceu comigo, o medico enfiou uma agulha fina no consultorio mesmo, sem nenhum preparo e acabou pegando so celulas boas, sendo que o tumor era maligno e eu fiquei por mais 6 meses com o tumor crescendo dentro de mim. O correto e o paciente fazer uma "biopsia de agulha grossa" num laboratorio especifico, e mesmo assim, se a margem de erro for grande, o aconselhavel e fazer uma biopsia cirurgica.
(3) Mastectomia: Remocao cirurgica completa da mama. Maiores informacoes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mastectomia 
(4) Esvaziamento da axila: Geralmente o cancer de mama e o unico que pode ser "isolado" do resto corpo, mas isto nao e uma garantia porque o cancer e uma doenca sistema, ou seja, ela fica no sistema sanguineo. Geralmente (como no meu caso), o cancer estava so na mama, mas como eu disse, ha uma ligacao do seio com a axila e que vai ate o pescoco (interligados), entao neste caso e necessario verificar se os "linfonodos" da axila estao contaminados. Se sim, eles sao inteiramente retirados da axila. E um procedimento que pode comprometer o movimento do braco, a pessoa tem que fazer fisioterapia, etc. Ja no meu caso, foi aberta a axila, o patologista analisou 2 linfonodos, nao estavam contaminados, fecharam a axila e me preservaram.
(5) Linfonodos: Um linfonodo é parte do sistema linfático do corpo. No sistema linfático uma rede de vasos linfáticos carrega fluido claro chamado linfa. Os vasos linfáticos levam aos linfonodos, os quais são pequenos órgãos redondos que capturam células cancerosas, bactérias, ou outras substâncias danosas que podem estar na linfa. Grupos de linfonodos são encontrados no pescoço, axilas (linfonodos axilares), peito, abdômen e virilha.
Fonte: http://www.copacabanarunners.net/linfonodos-sentinelas.html acessado em 19/04/2011 as 9:10h.
(6) Linfonodos Sentinelas: Os sentinelas são os primeiros linfonodos onde provavelmente o câncer se espalha a partir do tumor primário. Células cancerosas podem aparecer no linfonodo sentinela antes de espalharem para outros linfonodos. Em alguns casos, pode haver mais de um linfonodo sentinela.
Fonte:  http://www.copacabanarunners.net/linfonodos-sentinelas.html acessado em 19/04/2011 as 9:10h.


PS: Nenhuma das observacoes feitas acima foram baseadas em estudo cientifico ou retificadas por algum prosissional da saude, trata-se apenas da minha experiencia pessoal e de como estou lidando com o cancer, ou seja, se trata: "do meu ponto de vista".
Quaisquer duvidas inerentes ao assunto deverao ser tratadas/solucionadas como um profissional da area de saude qualificado para o assunto.
Mesmo assim espero que as informacoes sejam uteis, porque eu preferiria ter conhecimento do assunto antes de ter que aprender com a propria experiencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário